"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino." Paulo Freire

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

-AÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL- COM OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS


Quanto aos pais dos alunos com dificuldade
- Acolhida
- Trabalho de escuta e suporte;
- Redução da ansiedade na administração das dificuldades;
- Atenção aos sentimentos de desamparo que são freqüentes;
- Estabelecer Relações interpessoais saudáveis e respeitosas;
- Garantir assim maior eficiência no alcance dos objetivos;
- Orientação e apoio à família para que possa melhor cumprir com seu papel educativo.

Quanto ao aluno com dificuldades especiais:
-                     Estudo da História Pessoal do aluno respeitando suas potencialidades e necessidades;
-                      Estudo das avaliações e pareceres;
-                      Pesquisa e leitura sobre sua deficiência para saber qual a melhor maneira de atendê-lo, bem como, os aspectos deficitários de cada deficiência;
- Adaptação curricular.

Contato com Especialistas
Solicitamos relatórios clínicos e enviando pareceres elaborados pelo professor, pela orientadora educacional e pela coordenadora pedagógica, informando avanços e dificuldades.

Trabalho com a Comunidade Escolar
Com as turmas nas salas de aula através do Projeto Conviver: um olhar sensível para inclusão, que tem como objetivo a construção de um espaço inclusivo para que os alunos possam manifestar e tratar dignamente seus sentimentos, para que a criança com dificuldade sinta-se integrada e querida por todos.
Conversa com os pais em reuniões, falando sobre a legislação referente à inclusão, salientando o quanto seus filhos aprenderão convivendo com a diversidade.
Encontro com profissionais da área da saúde para  responde dúvidas dos professores e funcionários.

Prof.ª Daniela Monteiro
Orientadora Educacional do CRC
Especialista em Psicopedagogia Social
Cursando Neuropsicopedagogia Clinica

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